O judo (que traduzido quer dizer “Caminho da suavidade”) iniciou na Gualdim Pais em 1991 e conta hoje com mais de 50 atletas de várias faixas etárias coordenados por dois técnicos, formados e qualificados, que apesar de ainda jovens já demonstraram o seu valor, nas suas respectivas áreas de trabalho, nomeadamente a formação e a competição.

 Sendo, além de um desporto Olímpico, uma arte marcial, o Judo contém o seu próprio código moral que deve ser aplicado em todos os aspectos da vida de um judoca, que inclui os seguintes valores:

  • A amizade: fundamental para criar laços que poderão durar uma vida;
  • O respeito: que talvez seja o valor mais importante do Judo e da vida, pois só com respeito por si próprio e pelos outros conseguimos atingir os nossos objectivos e superar-nos;
  • O autocontrolo: que nos permite controlar os nossos impulsos e manter-nos concentrados nos nossos objectivos;
  • A coragem: muito importante para levar até ao fim algo que começamos, independentemente de estarmos a ser bem-sucedidos ou não, a coragem ajuda a manter a esperança e a seguir em frente;
  • A cortesia: no judo existe um conjunto de regras que devem ser respeitadas, o judoca tem que ter consciência dos seus actos e das suas consequências;
  • A honra: a capacidade de ser digno consigo e com os outros, dar sempre o seu melhor e procurar vencer, mas nunca a qualquer custo;
  • A modéstia: o valor que nos ensina a ser humildes, a saber ganhar e perder;
  • A sinceridade: ser verdadeiro e exprimir-se de forma genuína, o que implica ter paz interior e estar bem consigo próprio.

Diariamente e em todos os aspectos da nossa vida a tomada de decisão está presente, é necessário saber que não devemos forçar nada, existe sempre um caminho melhor a seguir. Este é um idel fortemente defendido na filosofia do Judo, transmitindo-nos a ideia deque nem sempre o mais forte vence o mais fraco, se soubermos aproveitar a energia e força do outro em nosso favor.

 

Campeonato Nacional de Juniores - Judo rumo às Taças Europeias

14/03/2018 - 10:32
Judo
A equipa de judo da SFGP volta a alcançar excelentes resultados e encontra-se agora a preparar-se para as Taças Europeias. No passado fim de semana, Patrícia Sampaio e Bruno Caldeira participaram no Campeonato Nacional de Juniores, nas categorias de -78Kg e -60Kg, respetivamente. Patrícia Sampaio conquistou o seu 10º título nacional e Bruno Caldeira conquistou o 9º lugar.

Campeonato de Judo - Zona Centro

16/01/2015 - 13:35
Judo
No passado sábado, dia 17 de Janeiro, a equipa de Judo da Gualdim Pais iniciou mais um ano competitivo. O arranque foi marcado pelo Campeonato Zonal de Cadetes, prova realizada no Palácio dos Desportos em Torres Novas, que visa o apuramento dos judocas da Zona Centro para o próximo Campeonato Nacional.

Judocas da Gualdim Pais em destaque

18/11/2014 - 01:13
Judo
Realizou-se a Supercopa de Espanha em Hondarribia, na qual a AJDS tem uma participação assídua resultante de uma parceria de sucesso com o clube de Hondarribia. Para esta competição levou-se uma equipa de Cadetes formada por atletas de clubes filiados da Associação, que visa premiar a dedicação dos atletas e proporcionar-lhes novas oportunidades competitivas. Esta equipa constituída por 7 judocas contou, pela segunda vez, com a presença dos atletas da Gualdim Pais, Pedro Antunes e Patrícia Sampaio, nas categorias de -50kg e -70kg respetivamente.

Cadete da SFGP convocada para os Séniores

27/07/2014 - 00:15
Judo
A judoca Patrícia Sampaio integra a equipa convocada para o Estágio de Preparação do Campeonato do Mundo de Séniores.

Judo da Gualdim Pais finaliza época em sucesso

29/06/2014 - 11:00
Judo
No passado Domingo dia 29 de Junho, realizou-se o Torneio Internacional de Cadetes em Torres Novas, projetado como o último torneio dos nossos judocas nesta época desportiva. Na II edição deste evento, podemos contar com a presença de equipas fortes provenientes de Portugal, Espanha e França. O Judo da SFGP participou com dois judocas que triunfaram nas respetivas categorias: Pedro Antunes em -46kg e Patrícia Sampaio em -70kg.    

Torneio Internacional em Madrid

25/05/2014 - 15:54
Judo
O departamento de judo da SF Gualdim Pais somou medalhas em todas as competições em que tem vindo a participar, já ultrapassando a barreira nacional por diversas vezes. O passado fim-de-semana de 24 e 25 de Maio trouxe mais uma internacionalização, desta vez o Torneio de Valdemoro (Madrid), prova que abrange grande parte dos escalões etários e na qual o clube juntamente com a Associação de Judo de Santarém já participa à largos anos.

Projeto especial de Ferreira do Zezere

10/05/2014 - 22:07
Judo
A secção de Judo da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais deslocou-se até Ferreira do Zêzere, para participar em mais um torneio do projecto especial, destinado aos escalões mais novos.  

Torneio Coruche

26/04/2014 - 16:14
Judo
Decorreu em Coruche no passado sábado o torneio do projecto especial de Coruche, destinado aos escalões Benjamins, Infantis, Iniciados e Juvenis. A Sociedade Filarmónica Gualdim Pais marcou a sua presença  com uma equipa de 6 atletas e 2 cronometristas.  

Estágio das férias da Páscoa

13/04/2014 - 18:38
Judo
Nesta primeira semana de férias, os nossos pequenos campeões juntaram-se em dois estágios, preparados para uma faixa etária dos 4 aos 7 e outra dos 8 aos 12.   

Judo da Gualdim Pais no Torneio de Toulouse de nível A

07/04/2014 - 18:47
Judo
A comitiva de Judo da Gualdim Pais partiu na passada sexta-feira para um torneio de nível A realizado em França na cidade de Toulouse, com competição marcada para o Domingo dia 6 de Abril. Na equipa constavam os nomes Duarte Nunes, Pedro Antunes e Patrícia Sampaio, que foram acompanhados pelo seu treinador nesta que foi a terceira internacionalização da temporada desde Setembro. A participação foi exemplar com duas semifinais alcançadas e uma medalha de bronze.

Judo da Gualdim Pais no Open de Cadetes AJDL

29/03/2014 - 12:09
Judo
No passado sábado dia 29 de Março, a secção de Judo da SF Gualdim Pais deslocou-se a Lisboa para realizar uma prova do circuito nacional no escalão de cadetes. A prova organizada pela Associação de Judo do Distrito de Lisboa contou com a presença dos atletas Pedro Antunes e Duarte Nunes, destacados pelo técnico de competição dada a relevância que a competição detém na preparação destes atletas para competições futuras.

MINI MESTRES JOÃO DE DEUS

28/02/2014 - 18:21
Judo
Nesta última sexta feira, as turmas mais novas da secção de Judo da Sociedade Filarmónica da Gualdim Pais, uma turma criada duma parceria com o 2º Jardim Escola João de Deus, e uma turma do ATL da Gualdim Pais, tiveram uma aula um pouco diferente, a aula dos "Mini Mestres".

JUDO - Gualdim Pais vai buscar duas medalhas nacionais a Odivelas

02/02/2014 - 16:46
Judo
Realizou-se em Odivelas no passado dia 1 de Fevereiro, o Campeonato Nacional de Cadetes(sub18) na modalidade de Judo, e a SF Gualdim Pais esteve presente com dois judocasacompanhados pelo técnico Igor Sampaio.No primeiro ano de participação como cadetes, escalão que abrange dos 14 aos 17 anos, osatletas Patrícia Sampaio e Pedro Antunes (ambos com 14 anos) fizeram um brilharete aoconquistar um lugar no pódio entre os Judocas mais fortes de Portugal. Para Patrícia esse lugarfoi mesmo no topo, superando todas as adversárias com quem se debateu.

JUDO - DUPLO OURO PARA A GUALDIM PAIS

28/01/2014 - 11:36
Judo
Decorreu no passado dia 25 de Janeiro em Góis, o Campeonato Zonal de Cadetes de Judo.Nesta prova onde são selecionados os melhores atletas da Zona Centro do País para integrarem o Campeonato Nacional, a Gualdim Pais foi representada por Pedro Antunes, Patrícia Sampaio e Duarte Nunes.Pedro defrontou 5 atletas vencendo todos por vantagem máxima (ippon) com combinações no solo de boa qualidade técnica, e assim se sagrou Campeão Zonal na categoria de -46kg.

AULA DOS "MINI MESTRES" 2013

18/12/2013 - 12:59
Judo
Nesta segunda e terça feira, as turmas de Benjamins chamaram os familiares e amigos das bancadas para participar num treino onde cada aluno seria o Mestre do seu convidado, e teria que o acompanhar durante todo o treino. Desde o cumprimento do código de conduta à execução de técnicas específicas da modalidade, os nossos atletas provaram estar à altura do desafio, em duas aulas onde reinou a boa disposição. No final foram entregues prémios para os nossos "mini-Mestres" e lembranças aos convidados.Com actividades deste género pretendemos

JUDO - GUALDIM PAIS COM NOVOS RESULTADOS E DISTINÇÕES

10/11/2013 - 14:40
Judo
Em representação da seleção distrital, os judocas da Gualdim Pais,Patrícia Sampaio e Pedro Antunes deslocaram-se a Hondarribia (Espanha)no fim-de-semana de 9 e 10 de Novembro. Nesta que foi a 2º prova Internacional da temporada, os atletas daGualdim Pais obtiveram mais uma vez resultados de relevo.

PATRÍCIA DE OURO NO INTERNACIONAL VILLA DE AVILÉS – ESPANHA

05/11/2013 - 14:30
Judo
Após uma semana de treinos abertos no dojo da SF Gualdim Pais com uma equipa francesa convidada pela AJDS, a comitiva distrital e dois dos atletas de competição da Gualdim Pais deslocaram-se a Espanha no passado fim-de-semana para uma das provas juvenis mais relevantes da Península Ibérica, o Internacional Villa de Avilés. Esta prova contou com a presença dos judocas Tomarenses Patrícia Sampaio e Pedro Antunes, acompanhados pelo seu mestre Igor Sampaio.

A turma de defesa pessoal continua a crescer

24/10/2013 - 17:54
Judo
defesapessoal_640_x_774.jpg